Educação com muita saúde
Em 2005 foi implantado na Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fuckner, do bairro Lageado Baixo, em Guabiruba, o Projeto Horta e Pomar Escolar, feito em parceria entre a direção e membros da Associação de Pais e Professores. A prefeitura colaborou com a cessão de um terreno de aproximadamente 4 mil metros quadrados.
Os pais, membros da APP, e os estudantes realizam o trabalho de manutenção das árvores frutíferas, abacaxis e legumes. A horta e o pomar inicialmente contaram com 120 espécies frutíferas, com limões, laranjas, acerolas, bananas, abacaxis, entre outras frutas, além de hortaliças.
Atualmente, o projeto conta com mais de 200 árvores frutíferas, 500 pés de abacaxi e verduras diversas. Toda a colheita é utilizada como complemento da merenda escolar oferecida aos alunos. Os estudantes ainda têm sucos e frutas in natura.
“O projeto está, literalmente, dando frutos. A iniciativa tem como objetivo propiciar uma alimentação saudável a nossos estudantes, bem como fazer com que eles valorizem o trabalho com a terra e percebam a importância do cultivo de frutas e hortaliças”, realça o diretor da escola, Alfred Nagel Neto.


